15.8.16

Objectos Pindéricos Identificados

Aparecem regularmente no início da Primavera. Têm como características a estrutura de materiais rudes e o exagero do tamanho. São os Objectos Pindéricos Identificados (O.P.I.) que a Câmara Municipal do Porto dissemina cuidadosamente, ano após ano, em locais emblemáticos da cidade, como se de instalações artísticas se tratasse. Primam pela falta de sensibilidade, constituindo-se como um insulto à paisagem urbana, já de si emporcalhada por uma sinalética descuidada, decadente, e por bandeirolas e pendões publicitários poluentes e inúteis.
Nas imagens podem ver duas dessas coisas reles instaladas à beira-rio. Uma no belo Jardim do Passeio Alegre, entre os elegantes obeliscos desenhados por Nicolau Nasoni no século XVIII, e a outra na Avenida de D. Carlos I, como infeliz companhia das palmeiras-das-canárias que Eugénio de Andrade referiu serem «altas como os marinheiros de Homero».

3 comentários:

  1. Anónimo15.10.16

    Infelizmente este assunto é mais profundo do que parece :)
    Ou seja não é só por negligência ou mau gosto, etc que as cidades se estão a tornar cada vez mais deprimentes e ineficientes, por trás de quem permite esta porcaria encontra-se um objectivo sinistro...o controle das massas, a sua estupidificação, a sua eterna e útil depressão e brutalização. Para não falarmos da sempre presente privatização encapotada do espaço públuco.

    Obrigada por existir e continue. Aqui por Lx a porcaria penso que ainda é pior ! A descaracterização da cidade está a ser metódicamente executada, com a bandeira da requalificação e o blá blá do costume.

    ResponderEliminar
  2. É muito importante este trabalho de denúncia.

    ResponderEliminar
  3. José Luís Couto Moreira2.4.17

    Tenho visto isso, feito com a incompetência e a ignorância de quem manda. Ainda por cima são arrogantes. Fico por aqui por respeito a este blog.

    ResponderEliminar

Etiquetas

A Brasileira A passagem do tempo Avenida da Ponte Avenida de Vímara Peres Bairro do Aleixo Calçada da Corticeira Câmara Municipal do Porto Carregal Cinema Águia d'Ouro Clérigos Cordoaria Edifício Imperial Fontainhas Fontes do Porto Fontinha Grafismos Guindais Horrores urbanos à moda do Porto Jardim Botânico Largo do Moinho de Vento Largo do Terreiro Largo dos Lóios Livrarias Mamarrachos Mercado do Bom Sucesso Miragaia Monumento a António Nobre O chão surrado O Porto a oriente O Porto não é a Disneylândia O Rapto de Ganimedes Outros temas Pena Ventosa Polícia de Segurança Pública Ponte Maria Pia Porto Património Mundial Praça da Batalha Praça da Liberdade Praça da República Praça da Ribeira Praça de Almeida Garrett Praça de Carlos Alberto Praça de Gomes Teixeira Praça de Lisboa Praça do Infante Praça dos Poveiros Rua Barão de Nova Sintra Rua da Bainharia Rua da Madeira Rua da Ponte Nova Rua da Reboleira Rua das Flores Rua das Taipas Rua de 31 de Janeiro Rua de Álvares Cabral Rua de Ceuta Rua de Cimo de Vila Rua de Fernandes Tomás Rua de Gonçalo Cristóvão Rua de Júlio Dinis Rua de Miguel Bombarda Rua de Mouzinho da Silveira Rua de Passos Manuel Rua de S. Bento da Vitória Rua de S. João Novo Rua de S. Miguel Rua de S. Sebastião Rua de Sá da Bandeira Rua de Sá Noronha Rua de Sampaio Bruno Rua de Santa Catarina Rua de Trás Rua de Trindade Coelho Rua do Almada Rua do Bonjardim Rua do Cativo Rua do Infante D. Henrique Rua do Souto Rua dos Caldeireiros Rua dos Mercadores Rua dos Pelames Rua Escura Sem Abrigo Terreiro da Sé Travessa da Rua Chã V.N.Gaia Viela do Anjo Viela do Buraco Virtudes Vitória

A cidade por datas

Não deixe de visitar

Acerca de mim

A minha foto
Uma vida ao serviço da comunicação empresarial, como fotógrafo, videógrafo, designer gráfico e redactor publicitário.

Seguidores