14.9.12

Desamor pelo Porto

Nada contra o Festival D’Bandada. Venham muitos que animem a cidade. Tudo contra estes monos que a Câmara do Porto promove um pouco por todo o lado.

Estas estruturas grosseiras e enormes, que aparecem todos os verões, poluem a paisagem urbana, causam desconforto e agridem a cidade monumental, como a imagem ilustra.

A par destes trambolhos fora de escala, a C.M.P. prima pelo licenciamento de postos de venda de gelados. Como se esses produtos fossem “a última Coca-Cola do deserto” e não houvesse inúmeros locais onde podem ser comprados.

Na Praça de Almeida Garrett, a agravar o incómodo provocado pelas obras do quarteirão das Cardosas, lá está um caixote em forma de coração, feito empecilho no passeio. Como na Ribeira onde existe outro instalado ridiculamente alinhado pelo meio dos pilares da antiga ponte pênsil, que lhe servem de moldura.

Não faço a clássica pergunta “o que pensarão os turistas?”, porque considero que a cidade é de quem aqui vive ou trabalha; se for um espaço agradável para nós,
também será para quem a visita.

Tudo isto revela provincianismo, falta de sensibilidade, incompetência e desamor pelo Porto. Em Gaia passa-se algo parecido, com aqueles gigantescos, desrespeitosos e ostensivos cartazes voltados para o rio. Imaginam-nos em Florença, por exemplo? Por este andar ainda matam “a galinha dos ovos d’ouro”.

Etiquetas

A Brasileira Avenida da Ponte Avenida de Vímara Peres Bairro do Aleixo Calçada da Corticeira Câmara Municipal do Porto Carregal Cinema Águia d'Ouro Clérigos Cordoaria Edifício Imperial Fontainhas Fontes do Porto Fontinha Grafismos Guindais Horrores urbanos à moda do Porto Jardim Botânico Largo do Moinho de Vento Largo do Terreiro Largo dos Lóios Livrarias Mamarrachos Mercado do Bom Sucesso Miragaia Monumento a António Nobre O chão surrado O Porto a oriente O Porto não é a Disneylândia O Rapto de Ganimedes Outros temas Pena Ventosa Polícia de Segurança Pública Ponte Maria Pia Porto Património Mundial Praça da Batalha Praça da Liberdade Praça da República Praça da Ribeira Praça de Almeida Garrett Praça de Carlos Alberto Praça de Gomes Teixeira Praça de Lisboa Praça do Infante Praça dos Poveiros Rua Barão de Nova Sintra Rua da Bainharia Rua da Madeira Rua da Ponte Nova Rua da Reboleira Rua das Flores Rua das Taipas Rua de 31 de Janeiro Rua de Álvares Cabral Rua de Ceuta Rua de Cimo de Vila Rua de Fernandes Tomás Rua de Gonçalo Cristóvão Rua de Júlio Dinis Rua de Miguel Bombarda Rua de Mouzinho da Silveira Rua de Passos Manuel Rua de S. Bento da Vitória Rua de S. João Novo Rua de S. Miguel Rua de Sá da Bandeira Rua de Sá Noronha Rua de Sampaio Bruno Rua de Santa Catarina Rua de Trás Rua de Trindade Coelho Rua do Almada Rua do Bonjardim Rua do Cativo Rua do Infante D. Henrique Rua dos Caldeireiros Rua dos Mercadores Rua dos Pelames Sem Abrigo Terreiro da Sé Travessa da Rua Chã V.N.Gaia Viela do Anjo Viela do Buraco Virtudes Vitória

Não deixe de visitar

Acerca de mim

A minha foto
Uma vida ao serviço da comunicação empresarial, como videógrafo, fotógrafo, designer e copywrighter.

Seguidores