

«O meu nome é Marta, tenho 25 anos e resido no Porto desde sempre. Moro na rua da fábrica Social na Fontinha, entre Santa Catarina e a rua do Bonjardim e assisto todos os dias à degradação da escola da Fontinha nesta mesma rua. A escola foi fechada há cerca de 4 anos pela câmara e desde então tem sido vandalizada e assaltada. Consta pelos polícias, bombeiros, funcionários da câmara que roubaram desde a instalação eléctrica, lâmpadas, computadores, material, secretárias, aquecedores, etc. A Câmara precisa de ser responsabilizada por isto. Por permitir isto. Por abandonar uma escola, deixá-la ao abandono, ter notícia de que é completamente vandalizada e nada faz. Os portões continuam facilmente abertos e os muros são fáceis de transpor. É um edifício a meu ver importante não só por isto mas porque duas gerações da minha família nele estudaram e é uma escola que está fechada no Porto e que poderia ser aproveitada para outras actividades, tinha material, o edifício é interessante estando no local em que está e é uma vergonha para a cidade. Sei que não é o melhor meio para alertar a sociedade para esta questão mas envio-lhe o email à mesma e estou a tentar descobrir o que posso fazer para tentar melhorar a situação, sendo que a câmara e junta de freguesia parecem não querer saber nem responder.»
Deprimente mesmo...
ResponderEliminarMeu Deus,fiquei chocada agora!
ResponderEliminarAs traseiras dessa escola davam para uma rua onde vivi durante oito anos - Alto da Fontinha.As vozes e risos das crianças eram muitas vezes o som de fundo da rua.
Não fazia ideia que tinha sido encerrada,tão pouco sei porquê.Aquela zona ganhou "inquilinos" indesejados(digamos assim) e o ambiente ficou irreconhecível e nada recomendável para crianças pequenas...aliás,acho que as próprias fotos atestam um pouco isso,é verdade que o vandalismo não tem lugar certo,mas de facto aquela zona já conheceu fases mais...bonitas.Não sei ao certo como está agora,espero que tenha melhorado.
Mas relativamente à Escola é lamentável que tenha sido deixada assim ao abandono,independentemente da zona,isso não justifica o despeito e o esquecimento do município.
É mesmo deprimente...
Obrigada pelo post.
ResponderEliminarFelizmente hoje, os funcionários da câmara chegaram e estão pelo que percebi a limpar e a emparedar as entradas dos edificios.
Contudo, emparedar é uma solução triste.. é continuar com o abandono.
É triste a forma como tem deixado esta zona morrer. Porque tem potencial e mesmo ao lado existe uma fundação de arte e cultura. A fundação José Rodrigues.
Mas será que estamos condenados a isto? Porquê? Por quem?
ResponderEliminarNessa escola fiz a 1ª classe, no ano da sua inauguração,1968. Com Américo Tomás e tudo. Depois mudei para outra onde o regente da cidade já andava na 4ª.
ResponderEliminartb estava la vi o corta fitas
EliminarEntretanto o espaço está a ser dinamizado, por um grupo informal de amigos e vizinhança, mais informação: http://escoladafontinha.blogspot.com
ResponderEliminarespero que apareçam por lá :)
ES.COL.A do Alto da Fontinha
ESpaço COLetivo Autogestionado