1.6.11

Réquiem pelo Mercado do Bom Sucesso



O dia começou mal no Mercado do Bom Sucesso. Uma decisão política, que só pode ter vindo da Presidência da Câmara do Porto, mobilizou a Polícia Municipal para impedir que a SIC e TVI exercessem o direito de reportar o fecho definitivo do mercado, o que provocou a indignação de alguns comerciantes. A questão acabou por se resolver da melhor maneira; aliviada a tensão inicial, as televisões fizeram o seu trabalho sem ser incomodadas.

Mas foi um dia triste e arrastado, com o desalento estampado no rosto dos comerciantes daquele espaço. O desmantelar das bancas e a desarrumação concediam ao belo mercado um ar de abandono. Uma surpresa estava, no entanto, para acontecer. Na hora do fecho uma notícia correu célere provocando um grande ruído de satisfação. A providência cautelar, interposta por um grupo de comerciantes no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto, adiou o encerramento do mercado.

Não fechando a 31 de Maio, o dia ficará, mesmo assim, marcado como o da morte do mercado, aquele em que o Bom Sucesso deixou de ser como o conhecíamos nos últimos tempos. Muitos dos comerciantes não voltarão amanhã, nem depois. E a decisão do tribunal só acautelará o direito de alguns deles virem a exercer a sua actividade; nada que impeça que, no local do mercado, venha a ser construído um centro comercial, um hotel e escritórios.





















Sobre o Mercado do Bom Sucesso veja:

- o blogue do Movimento Mercado do Bom Sucesso Vivo
- A Cidade Surpreendente

7 comentários:

  1. Belíssimas fotos como já nos habituaste... tristes fotos, mas belíssimas.. gosto da forma como usaste a cor, principalmente!

    ResponderEliminar
  2. Caro Romão,
    e eu que moro aqui ao lado tenho de engolir tudo isto.
    Ora porra!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. É muito milhão que está em questão.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  4. Álvaro Mendonça6.6.11

    Além das excelentes fotos de Carlos Romão podem ver também em

    http://static.publico.pt/docs/sociedade/mercadobomsucesso/

    a fotorreportagem de Paulo Pimenta
    do Jornal Público
    Alguns depoimentos impressionantes na tristeza da desmontagem

    ResponderEliminar
  5. Álvaro Mendonça6.6.11

    Rectifico o endereço correcto indicado no comentário anterior e que é:

    http://static.publico.pt/docs/
    sociedade/mercadobomsucesso/

    ResponderEliminar
  6. Manuel Conde7.6.11

    Amigo Carlos: Mais uma vez de forma eficaz testemunhas os cruéis retratos de mais uma morte anunciada...Sinais dos tempos que passam que justificam (ou talvez não)o rumo deste nosso cada vez mais cinzento Futuro...Parabéns e nunca deixes de nos oferecer estes valiosos contributos que ajudam a contar a História deste nosso Porto.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo8.6.11

    Um desaforo
    impossível
    só possível com estas gentes que mandam, mal e porcamente - e os que obedecem, sem alternativa, com desespero estampado na face do presente, do futuro.
    Vir aqui arrepia-me: entendo e sinto bem o que tentas/fazes/mostras. Ficam no pensamento, entristecido, as memórias duma cidade. Onde nasci, onde gostei de viver. Não agora.
    Obrigada, pela realidade.
    Dói mas é assim. Não há branqueamento nem indiferença.
    Abç da bettips

    ResponderEliminar

Etiquetas

A Brasileira Avenida da Ponte Avenida de Vímara Peres Bairro do Aleixo Calçada da Corticeira Câmara Municipal do Porto Carregal Cinema Águia d'Ouro Clérigos Cordoaria Edifício Imperial Fontainhas Fontes do Porto Fontinha Grafismos Guindais Horrores urbanos à moda do Porto Jardim Botânico Largo do Moinho de Vento Largo do Terreiro Largo dos Lóios Livrarias Mamarrachos Mercado do Bom Sucesso Miragaia Monumento a António Nobre O chão surrado O Porto a oriente O Porto não é a Disneylândia O Rapto de Ganimedes Outros temas Pena Ventosa Polícia de Segurança Pública Ponte Maria Pia Porto Património Mundial Praça da Batalha Praça da Liberdade Praça da República Praça da Ribeira Praça de Almeida Garrett Praça de Carlos Alberto Praça de Gomes Teixeira Praça de Lisboa Praça do Infante Praça dos Poveiros Rua Barão de Nova Sintra Rua da Bainharia Rua da Madeira Rua da Ponte Nova Rua da Reboleira Rua das Flores Rua das Taipas Rua de 31 de Janeiro Rua de Álvares Cabral Rua de Ceuta Rua de Cimo de Vila Rua de Fernandes Tomás Rua de Gonçalo Cristóvão Rua de Miguel Bombarda Rua de Mouzinho da Silveira Rua de Passos Manuel Rua de S. Bento da Vitória Rua de S. João Novo Rua de S. Miguel Rua de Sá da Bandeira Rua de Sá Noronha Rua de Sampaio Bruno Rua de Santa Catarina Rua de Trás Rua de Trindade Coelho Rua do Almada Rua do Bonjardim Rua do Cativo Rua do Infante D. Henrique Rua dos Caldeireiros Rua dos Mercadores Rua dos Pelames Sem Abrigo Terreiro da Sé Travessa da Rua Chã V.N.Gaia Viela do Anjo Viela do Buraco Virtudes Vitória

A cidade por datas

Não deixe de visitar

Acerca de mim

A minha foto
Uma vida ao serviço da comunicação empresarial, como videógrafo, fotógrafo, designer e copywrighter.

Seguidores