
O dia começou mal no Mercado do Bom Sucesso. Uma decisão política, que só pode ter vindo da Presidência da Câmara do Porto, mobilizou a Polícia Municipal para impedir que a SIC e TVI exercessem o direito de reportar o fecho definitivo do mercado, o que provocou a indignação de alguns comerciantes. A questão acabou por se resolver da melhor maneira; aliviada a tensão inicial, as televisões fizeram o seu trabalho sem ser incomodadas.
Mas foi um dia triste e arrastado, com o desalento estampado no rosto dos comerciantes daquele espaço. O desmantelar das bancas e a desarrumação concediam ao belo mercado um ar de abandono. Uma surpresa estava, no entanto, para acontecer. Na hora do fecho uma notícia correu célere provocando um grande ruído de satisfação. A providência cautelar, interposta por um grupo de comerciantes no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto, adiou o encerramento do mercado.
Não fechando a 31 de Maio, o dia ficará, mesmo assim, marcado como o da morte do mercado, aquele em que o Bom Sucesso deixou de ser como o conhecíamos nos últimos tempos. Muitos dos comerciantes não voltarão amanhã, nem depois. E a decisão do tribunal só acautelará o direito de alguns deles virem a exercer a sua actividade; nada que impeça que, no local do mercado, venha a ser construído um centro comercial, um hotel e escritórios.










Sobre o Mercado do Bom Sucesso veja:
- o blogue do Movimento Mercado do Bom Sucesso Vivo
- A Cidade Surpreendente
Belíssimas fotos como já nos habituaste... tristes fotos, mas belíssimas.. gosto da forma como usaste a cor, principalmente!
ResponderEliminarCaro Romão,
ResponderEliminare eu que moro aqui ao lado tenho de engolir tudo isto.
Ora porra!
Um abraço
É muito milhão que está em questão.
ResponderEliminarGrande abraço.
Além das excelentes fotos de Carlos Romão podem ver também em
ResponderEliminarhttp://static.publico.pt/docs/sociedade/mercadobomsucesso/
a fotorreportagem de Paulo Pimenta
do Jornal Público
Alguns depoimentos impressionantes na tristeza da desmontagem
Rectifico o endereço correcto indicado no comentário anterior e que é:
ResponderEliminarhttp://static.publico.pt/docs/
sociedade/mercadobomsucesso/
Amigo Carlos: Mais uma vez de forma eficaz testemunhas os cruéis retratos de mais uma morte anunciada...Sinais dos tempos que passam que justificam (ou talvez não)o rumo deste nosso cada vez mais cinzento Futuro...Parabéns e nunca deixes de nos oferecer estes valiosos contributos que ajudam a contar a História deste nosso Porto.
ResponderEliminarUm desaforo
ResponderEliminarimpossível
só possível com estas gentes que mandam, mal e porcamente - e os que obedecem, sem alternativa, com desespero estampado na face do presente, do futuro.
Vir aqui arrepia-me: entendo e sinto bem o que tentas/fazes/mostras. Ficam no pensamento, entristecido, as memórias duma cidade. Onde nasci, onde gostei de viver. Não agora.
Obrigada, pela realidade.
Dói mas é assim. Não há branqueamento nem indiferença.
Abç da bettips