30.7.12

A ver

Casa de Chá da Boa Nova Vandalizada

No Público, as fotos de Paulo Pimenta e o seguinte texto de Jorge Marmelo são elucidativos do abandono a que chegou aquele edifício:

Lista breve de coisas que podem ser vistas quando se visita um edifício classificado como Monumento Nacional: vidros partidos, vidros sujos, excrementos, telhas levantadas, caleiras roubadas e calcinhas de senhora; dois cartazes anunciando a “remodelação” do imóvel e aconselhando os visitantes a visitarem, em alternativa, a Piscina das Marés; e os imponentes rochedos irrompendo da água, o céu azul e os riscos traçados por Álvaro Siza ainda encarnados no cimento – até quando? O Salão de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, está transformado num espaço muito pouco aprazível.

N'A Baixa do Porto sugere-se, e bem, que o executivo da Câmara Municipal de Matosinhos seja levado a tribunal por delapidação dolosa do património.

4 comentários:

  1. É uma verdadeira tristeza!

    Tantos momentos bons aí pude passar!

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos Romão, tenho estado arredia destas "fainas". Ouvi um comentário sobre o assunto na TV, parece que até mesmo Cisa Vieira já tem o projecto de recuperação da Casa de Chá...vamos lá a ver!

    ResponderEliminar
  3. Filipe13.9.12

    "A cidade deprimente" faz-me lembrar Lisboa, que também passa por momentos difíceis. Eu chamo Lisboa "a cidade podre", podre por dentro e por fora, pelas seguintes razões, entre outras:

    Os grafitis (feitos por pessoas de esquerda, incluindo muitos membros do BE e PCP),
    os prédios degradados (resultado das LEIS DE ESQUERDA, que não permitiram aumentar rendas absurdamente baixas durante décadas),
    a chungaria (toda de esquerda),
    as drogas (promovidas pela esquerda),
    os imigrantes que nem falam português (metidos cá pela esquerda),
    os criminosos violentos (imigrantes metidos cá pela esquerda),
    os ladrões (que existem graças à repressão que a esquerda inflige sobre a polícia),
    os ladrões da câmara de Lisboa (maioria são Socialistas),
    as prostitutas (apoiadas fervorosamente pela esquerda),
    os larilas auto-deformados (uma aberração sem género criada pela esquerda...)
    os larilas que invadem todas as ruas à noite (nem é preciso dizer mais...),
    as miúdas de 13 anos que já dormiram com o liceu inteiro (criadas, promovidas e financiadas pela esquerda),
    os bairros sociais que destruíram completamente zonas muito bonitas (esquerda...),

    Meu Deus, eu podia literalmente adicionar mais de 100 formas diferentes de como a -esquerda- destruiu Lisboa e Portugal, mas isto é verdadeiramente deprimente...

    ResponderEliminar
  4. Bastos17.9.12

    Filipe,
    compra uma caixa de fósforos e vai a Fátima que isso passa.

    ResponderEliminar

Etiquetas

A Brasileira Avenida da Ponte Avenida de Vímara Peres Bairro do Aleixo Calçada da Corticeira Câmara Municipal do Porto Carregal Cinema Águia d'Ouro Clérigos Cordoaria Edifício Imperial Fontainhas Fontes do Porto Fontinha Grafismos Guindais Horrores urbanos à moda do Porto Jardim Botânico Largo do Moinho de Vento Largo do Terreiro Largo dos Lóios Livrarias Mamarrachos Mercado do Bom Sucesso Miragaia Monumento a António Nobre O chão surrado O Porto a oriente O Porto não é a Disneylândia O Rapto de Ganimedes Outros temas Pena Ventosa Polícia de Segurança Pública Ponte Maria Pia Porto Património Mundial Praça da Batalha Praça da Liberdade Praça da República Praça da Ribeira Praça de Almeida Garrett Praça de Carlos Alberto Praça de Gomes Teixeira Praça de Lisboa Praça do Infante Praça dos Poveiros Rua Barão de Nova Sintra Rua da Bainharia Rua da Madeira Rua da Ponte Nova Rua da Reboleira Rua das Flores Rua das Taipas Rua de 31 de Janeiro Rua de Álvares Cabral Rua de Ceuta Rua de Cimo de Vila Rua de Fernandes Tomás Rua de Gonçalo Cristóvão Rua de Júlio Dinis Rua de Miguel Bombarda Rua de Mouzinho da Silveira Rua de Passos Manuel Rua de S. Bento da Vitória Rua de S. João Novo Rua de S. Miguel Rua de Sá da Bandeira Rua de Sá Noronha Rua de Sampaio Bruno Rua de Santa Catarina Rua de Trás Rua de Trindade Coelho Rua do Almada Rua do Bonjardim Rua do Cativo Rua do Infante D. Henrique Rua dos Caldeireiros Rua dos Mercadores Rua dos Pelames Sem Abrigo Terreiro da Sé Travessa da Rua Chã V.N.Gaia Viela do Anjo Viela do Buraco Virtudes Vitória

A cidade por datas

Não deixe de visitar

Acerca de mim

A minha foto
Uma vida ao serviço da comunicação empresarial, como videógrafo, fotógrafo, designer e copywrighter.

Seguidores