9.8.10

De fonte limpa



A fonte da Praça da Batalha tem agora um novo acessório, uma rampa de skate construída em betão, que lhe confere uma utilidade que o projectista jamais terá imaginado. Garantiram-me, de fonte limpa, que a rampa resulta de uma parceria criativa entre a rapaziada que por ali anda de skate e as gentes, de boa vontade, da obra que decorre no local do antigo Cinema Águia d'Ouro.

1 comentário:

  1. Fontesuja10.8.10

    Autarca de Gaia veda zona dunar
    Partido “Os Verdes” vai denunciar caso na Assembleia da República

    2010-07-15
    Hermana Cruz
    O Partido Ecologista “Os Verdes” acusou, ontem, o vereador da Câmara de Gaia, Mário Fontemanha, de ter vedado ilegalmente um terreno que possui, contíguo à sua casa, em Guilpilhares (Gaia), e que estará em zona protegida. A Autarquia alega que tudo é legal.

    A denúncia foi feita por “Os Verdes”, ontem de tarde, junto ao terreno que acredita estar inserido numa zona dunar e consequentemente será reserva ecológica nacional.

    A propriedade em causa pertence ao vereador da Protecção Civil da Câmara de Gaia, Mário Fontemanha e é contígua à sua residência, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia.

    “Os Verdes” não contestam a aquisição do terreno em zona dunar. Alegam é que a vedação do espaço está a ser feita “fora dos parâmetros legais” e que está a ser colocada “vegetação estranha ao contexto natural”, isto é arbustos.

    “No plano de ordenamento da zona costeira e da zona de protecção ecológica para se construir algo tem que se ter uma licença especial. No mínimo, isto transparece má fé”, atacou Júlio Sá, conselheiro nacional de “Os Verdes”.

    É que, segundo o dirigente local José Loureiro, o vereador já teria tentado vedar a propriedade em Setembro de 2009, quando tinha o pelouro do Ambiente. “Denunciamos e no dia a seguir a Câmara tirou tudo. No mês passado, avançou novamente”, revela.

    O partido já pediu explicações à Câmara de Gaia que, através da Direcção Municipal do Urbanismo garantiu a legalidade da vedação, visto que usa “ripado de madeira” e é suportada “por estacas de madeira, cravadas no solo sem recurso a qualquer litigante”.

    O partido não ficou, contudo, convencido e ameaça entregar no Parlamento um requerimento dirigindo ao Ministro do Ambiente.

    Ao JN, a Câmara de Gaia reafirmou as garantias de legalidade da vedação do terreno de Mário Fontemanha e a inexistência de “qualquer utilização privada de espaço público.

    ?A Câmara observou neste processo o escrupuloso cumprimento da lei?, assegura ainda em comunicado, ameaçando processar ?quem colocar em causa o bom nome? do vereador.

    ResponderEliminar

Etiquetas

A Brasileira Avenida da Ponte Avenida de Vímara Peres Bairro do Aleixo Calçada da Corticeira Câmara Municipal do Porto Carregal Cinema Águia d'Ouro Clérigos Cordoaria Edifício Imperial Fontainhas Fontes do Porto Fontinha Grafismos Guindais Horrores urbanos à moda do Porto Jardim Botânico Largo do Moinho de Vento Largo do Terreiro Largo dos Lóios Livrarias Mamarrachos Mercado do Bom Sucesso Miragaia Monumento a António Nobre O chão surrado O Porto a oriente O Porto não é a Disneylândia O Rapto de Ganimedes Outros temas Pena Ventosa Polícia de Segurança Pública Ponte Maria Pia Porto Património Mundial Praça da Batalha Praça da Liberdade Praça da República Praça da Ribeira Praça de Almeida Garrett Praça de Carlos Alberto Praça de Gomes Teixeira Praça de Lisboa Praça do Infante Praça dos Poveiros Rua Barão de Nova Sintra Rua da Bainharia Rua da Madeira Rua da Ponte Nova Rua da Reboleira Rua das Flores Rua das Taipas Rua de 31 de Janeiro Rua de Álvares Cabral Rua de Ceuta Rua de Cimo de Vila Rua de Fernandes Tomás Rua de Gonçalo Cristóvão Rua de Miguel Bombarda Rua de Mouzinho da Silveira Rua de Passos Manuel Rua de S. Bento da Vitória Rua de S. João Novo Rua de S. Miguel Rua de Sá da Bandeira Rua de Sá Noronha Rua de Sampaio Bruno Rua de Santa Catarina Rua de Trás Rua de Trindade Coelho Rua do Almada Rua do Bonjardim Rua do Cativo Rua do Infante D. Henrique Rua dos Caldeireiros Rua dos Mercadores Rua dos Pelames Sem Abrigo Terreiro da Sé Travessa da Rua Chã V.N.Gaia Viela do Anjo Viela do Buraco Virtudes Vitória

Não deixe de visitar

Acerca de mim

A minha foto
Uma vida ao serviço da comunicação empresarial, como videógrafo, fotógrafo, designer e copywrighter.

Seguidores