21.9.10

Os trambolhos

São inestéticos e fora de escala. Têm uma espécie de antena, um tubo ferrugento e mal pintado por onde entra um cabo eléctrico, provavelmente para comunicarem com o além. Despontaram como cogumelos, um pouco por todo o lado. São inimagináveis noutros centros históricos classificados, ou não, pela UNESCO, mas no Porto tudo é possível. São redundantes, porque o que se propõem vender - gelados - está à mão de semear por toda a cidade, em cafés, bares e até nos locais onde se vendem jornais.



Para que servirão, então, estes empecilhos, para além de dificultarem a circulação das pessoas e de poluírem a paisagem urbana? Servem - como as bandeirolas e aqueles apelos inconsequentes que nos dizem “ O Porto chama por ti” - para dar um falso ar de animação à urbe, de cortina de fumo que esconda a apatia camarária, apenas alterada pelos caprichos pessoais do seu presidente, chamem-se eles construção no parque da cidade, túnel de Ceuta, metro na Avenida da Boavista, corridas de automóveis, projecto imobiliário do Aleixo ou obstrução à construção do Centro Materno Infantil do Norte.
São ainda uma prova do desinteresse, do desamor que o actual executivo camarário nutre por esta cidade milenar, cidade que merece muito melhor do que estas e outras excrescências que estarão por vir.

4 comentários:

  1. joana21.9.10

    são uns verdadeiros trambolhos mas que combinam com o trambolho do presidente...enfim...

    ResponderEliminar
  2. Em Outubro irei comprovar a sua existência. As imagens sao bem elucidativas de uma cidade que podia estar melhor, mas mesmo assim adoro o porto. obrigada por partilhares as imagens de sítios por onde nunca passei, mas que agora farão parte do meu roteiro.
    kis :)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo24.9.10

    Esqueceu-se dum capricho do presidente, o do Corte Inglés. O resultado ao cabo de 8 anos, é um terreno cheio de ratazanas na Avenida da França.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo30.9.10

    Ainda esta semana passei aqui e apercebi-me disso também. É realmente mais um 'trambolho', que passa uma imagem de desorganização num sítio que está sempre cheio de turistas, para além do facto de atrapalhar a circulação e a vista. E, como este, há muitos outros! É uma pena mesmo!
    Cumprimentos*

    ResponderEliminar

Etiquetas

A Brasileira A passagem do tempo Avenida da Ponte Avenida de Vímara Peres Bairro do Aleixo Calçada da Corticeira Câmara Municipal do Porto Carregal Cinema Águia d'Ouro Clérigos Cordoaria Edifício Imperial Fontainhas Fontes do Porto Fontinha Grafismos Guindais Horrores urbanos à moda do Porto Jardim Botânico Largo do Moinho de Vento Largo do Terreiro Largo dos Lóios Livrarias Mamarrachos Mercado do Bom Sucesso Miragaia Monumento a António Nobre O chão surrado O Porto a oriente O Porto não é a Disneylândia O Rapto de Ganimedes Outros temas Pena Ventosa Polícia de Segurança Pública Ponte Maria Pia Porto Património Mundial Praça da Batalha Praça da Liberdade Praça da República Praça da Ribeira Praça de Almeida Garrett Praça de Carlos Alberto Praça de Gomes Teixeira Praça de Lisboa Praça do Infante Praça dos Poveiros Rua Barão de Nova Sintra Rua da Bainharia Rua da Madeira Rua da Ponte Nova Rua da Reboleira Rua das Flores Rua das Taipas Rua de 31 de Janeiro Rua de Álvares Cabral Rua de Ceuta Rua de Cimo de Vila Rua de Fernandes Tomás Rua de Gonçalo Cristóvão Rua de Júlio Dinis Rua de Miguel Bombarda Rua de Mouzinho da Silveira Rua de Passos Manuel Rua de S. Bento da Vitória Rua de S. João Novo Rua de S. Miguel Rua de S. Sebastião Rua de Sá da Bandeira Rua de Sá Noronha Rua de Sampaio Bruno Rua de Santa Catarina Rua de Trás Rua de Trindade Coelho Rua do Almada Rua do Bonjardim Rua do Cativo Rua do Infante D. Henrique Rua do Souto Rua dos Caldeireiros Rua dos Mercadores Rua dos Pelames Rua Escura Sem Abrigo Terreiro da Sé Travessa da Rua Chã V.N.Gaia Viela do Anjo Viela do Buraco Virtudes Vitória

A cidade por datas

Não deixe de visitar

Acerca de mim

A minha foto
Uma vida ao serviço da comunicação empresarial, como fotógrafo, videógrafo, designer gráfico e redactor publicitário.

Seguidores