29.12.06

Rua dos Mercadores

A rua, no sítio da Candidatura do Porto a Património Mundial:

A Rua dos Mercadores foi, juntamente com a Bainharia e a Rua Escura, um dos eixos de circulação vital para o Porto Mediévico, ligando a zona ribeirinha, centro mercantil, ao burgo episcopal e assegurando a comunicação com as principais vias medievais que saiam do Porto em direcção ao Entre-Douro-e-Minho e a Trás-os-Montes. Percorrendo a zona extra-muros desde as imediações da Porta de Sant'Ana até à Praça da Ribeira, junto ao Douro - ia, segundo documento antigo, "de Sant'Ana para baixo até a Praça da Ribeira" - ela seria, como o seu nome indica, um dos locais eleitos pelos mercadores portuenses para instalarem as suas moradias e estabelecimentos. Era assim, uma zona rica da cidade, com estruturas bem cuidadas, embora algumas, como veremos, desde cedo oferecessem problemas de conservação.
Continue a ler aqui.
















_________
Nota
Decididamente, quando fotografo as ruas estreitas do Centro Histórico do Porto transformo-me no fotógrafo da sombra, ao contrário de José Paulo Andrade, o fotógrafo da luz e da cor no
Ruas do Porto, que saúdo daqui.

20 comentários:

  1. Excelentes. Também pela denúncia que constituem. E que visa os actuais responsáveis e os que os antecederam. Principalmente os fanfarrões da modernidade e do progresso...

    ResponderEliminar
  2. Fiquei triste com as fotos. São de cortar o coração. Mas não acho q sejas fotógrafo da sombra. És fotógrafo da realidade que é sombria. Mas dás-me um monte de sugestões de visitar com outros olhos essa cidade de pedra. Logo, logo. Beijos, energia e luz para as fotos e para ti em 2007.

    ResponderEliminar
  3. O blog ganhou com a mudança de cor do fundo. Quanto às fotos reflectem uma realidade que também é abundante aqui por Lisboa.
    Um melhor 2007.
    TORRES

    ResponderEliminar
  4. Há aqui fotos que me fizeram lembrar Oliver Twist, de Charles Dickens, versão David Lean, bem podia ser uma visão da velha Londres...o que justifica o "amor" que os ingleses teem por esse cantinho aí no norte.
    Também é preciso uma certa relação com a cidade para a poder fotografar assim, com uma certa ternura pela sua decadência.
    Mas a nossa alma sofre ao mesmo tempo...
    Abraço, theo

    ResponderEliminar
  5. Anónimo3.1.07

    Esta cidade. E a outra. Sempre surpreendente.

    ResponderEliminar
  6. Sou admirador de há muito do Carlos Romão e desta e da outra face da cidade que estudo e amo.
    Venho agradecer as imagens e as lembranças destes posts. Foram-me muito úteis para a gravação de um programa do Biosferas (RTP2 e RTPN) em que me convidaram para falar de poluição visual na cidade do Porto.
    Rio Fernandes

    ResponderEliminar
  7. Esse é também o Porto que eu vejo...
    Um Porto esquecido, abandonado e mal tratado...longe da sua grandeza

    ResponderEliminar
  8. Que triste que é. Bom trabalho, voltarei.Abraço

    ResponderEliminar
  9. É uma dor de alma!
    Uma cidade tão bela e com tantas Mazelas!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo25.3.07

    tens aqui fotografias muito boas.

    ResponderEliminar
  11. As fotos estao lindas!!!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo9.4.07

    grandes fotos... talvez alguem de "la d baixo" tenha o bom senso de as ver e pensar " mas q crime uma cidade tao bela estar tao mal tratada" e nos deixem erguer a nossa invicta da maneira que ela deve ser erguida... mas como isso esta dificil entao que sejamos nos sem a ajuda de ninguem a ergue-la sozinho

    ResponderEliminar
  13. Impressionante as suas fotos! Muito belas e expressivas! Não conhecia o seu espaço e fiquei contente ao conhecê-lo! Parabéns!

    ResponderEliminar
  14. É o Porto, meu Porto, Porto de todos nós... Parabéns pelas fotos, uma cidade surpreendente, deveras...

    ResponderEliminar
  15. A face negra das cidades grandes...
    Cá também temos essa praga do abandono de património imobiliário.

    BF

    ResponderEliminar
  16. Isto também é o Porto. Porto esquecido, varrido para debaixo do tapete, zona de vácuo na memória de políticos e autoridades. Uma cidade tão bela, é revoltante pensar na autodestruição. Assim nem memóra, nem progresso (sustentado e respeitando o passado).

    ResponderEliminar
  17. Belas imagems, o enquadramento a pespctiva aliada com o pensamento que as imagens produz em que estar observando.

    Primeira vez de muitas vezes...

    Um forte abraço dos amigos do Lata Mágica Recife.

    ResponderEliminar
  18. as fotos são lindas, mas tristes...
    aqui no brasil vc não iria parar de fotografar, em são paulo então, parece q existe prazer na população em deixar a cidade feia e suja...
    Portugal é lindo!

    ResponderEliminar
  19. As fotografias são tristes mas de qualidade.
    Todos temos de lutar para fazer da nossa cidade uma cidade ainda mais bonita
    Abraço

    ResponderEliminar

Etiquetas

A Brasileira A passagem do tempo Avenida da Ponte Avenida de Vímara Peres Bairro do Aleixo Calçada da Corticeira Câmara Municipal do Porto Carregal Cinema Águia d'Ouro Clérigos Cordoaria Edifício Imperial Fontainhas Fontes do Porto Fontinha Grafismos Guindais Horrores urbanos à moda do Porto Jardim Botânico Largo do Moinho de Vento Largo do Terreiro Largo dos Lóios Livrarias Mamarrachos Mercado do Bom Sucesso Miragaia Monumento a António Nobre O chão surrado O Porto a oriente O Porto não é a Disneylândia O Rapto de Ganimedes Outros temas Pena Ventosa Polícia de Segurança Pública Ponte Maria Pia Porto Património Mundial Praça da Batalha Praça da Liberdade Praça da República Praça da Ribeira Praça de Almeida Garrett Praça de Carlos Alberto Praça de Gomes Teixeira Praça de Lisboa Praça do Infante Praça dos Poveiros Rua Barão de Nova Sintra Rua da Bainharia Rua da Madeira Rua da Ponte Nova Rua da Reboleira Rua das Flores Rua das Taipas Rua de 31 de Janeiro Rua de Álvares Cabral Rua de Ceuta Rua de Cimo de Vila Rua de Fernandes Tomás Rua de Gonçalo Cristóvão Rua de Júlio Dinis Rua de Miguel Bombarda Rua de Mouzinho da Silveira Rua de Passos Manuel Rua de S. Bento da Vitória Rua de S. João Novo Rua de S. Miguel Rua de S. Sebastião Rua de Sá da Bandeira Rua de Sá Noronha Rua de Sampaio Bruno Rua de Santa Catarina Rua de Trás Rua de Trindade Coelho Rua do Almada Rua do Bonjardim Rua do Cativo Rua do Infante D. Henrique Rua do Souto Rua dos Caldeireiros Rua dos Mercadores Rua dos Pelames Rua Escura Sem Abrigo Terreiro da Sé Travessa da Rua Chã V.N.Gaia Viela do Anjo Viela do Buraco Virtudes Vitória

A cidade por datas

Não deixe de visitar

Acerca de mim

A minha foto
Uma vida ao serviço da comunicação empresarial, como fotógrafo, videógrafo, designer gráfico e redactor publicitário.

Seguidores